Cosern inicia lavagem da rede nas cidades litorâneas para reforçar confiabilidade do sistema elétrico

Foto: Cosern/Divulgação

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, iniciou na segunda quinzena de outubro e vai estender até dezembro um trabalho preventivo de lavagem da rede, equipamentos da distribuição e de subestações localizadas em municípios do litoral, especialmente na região da Costa Branca.

A ação faz parte do planejamento anual da concessionária e tem como objetivo minimizar os defeitos causados pela ação natural da maresia em fios e estruturas, aumentar a vida útil dos equipamentos e diminuir as possíveis corrente de fuga dos isoladores, além de reforçar a segurança dos colaboradores durante a realização de atividades no sistema elétrico.

Nesta época do ano, por causa da ausência de chuvas, a rede elétrica e outros equipamentos da Cosern em cidades litorâneas sofrem de forma mais intensa com a ação da maresia, salinidade e poluição atmosférica. Até dezembro, serão realizadas lavagem em 12 subestações, 6.800 estruturas e 1.910 equipamentos em Natal, Mossoró, Areia Branca, Tibau, Grossos, Baraúna, Macau e Guamaré.

Elas acontecem sem interrupção no fornecimento de energia elétrica para os clientes e são feitas em três ciclos, respeitando um período de 20 dias entre eles. Nesses municípios litorâneos, além da lavagem da rede e dos equipamentos, a Cosern já realizou as seguintes manutenções preventivas desde o início do ano:

  • Substituição de 341 postes;
  • Substituição de 17,5 quilômetros de cabos nus por cabos multiplexados (protegidos) na rede de baixa tensão;
  • Troca de 3,36 quilômetros de cabos nus por cabos protegidos na rede de média tensão;
  • Inspeção de 1.244 quilômetros de rede com uso de aparelhos de termovisão para medir a temperatura da rede de distribuição como forma de prevenir e evitar possíveis pontos quentes;
  •  Instalação de 05 chaves de manobras, que facilitam o remanejamento de cargas em caso de falta de energia;
Foto: Cosern/Divulgação

Por fim, a Cosern lembra que a lavagem da rede elétrica é um procedimento que somente os técnicos da concessionária estão autorizados a fazer, utilizando um tipo de água especial e seguindo todos os procedimentos de segurança da concessionária, e reforça o alerta para que a população sempre mantenha distância da rede elétrica.