Foto: Tiago Lima/Joanisa Prates/Cosern/Divulgação

Luís da Câmara Cascudo, o intelectual potiguar de maior expressão nacional, tem seu universo contato num espetáculo do Grupo Estação de Teatro nas cidades de Acari, Santa Cruz e São Paulo do Potengi ao longo desta semana. Trata-se do projeto cultural “Estação Cascudo – Sertão Criança” patrocinado pela Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultural Câmara Cascudo.

O projeto está sendo realizado em duas etapas e já passou pelas cidades de Caraúbas e Umarizal nas duas últimas semanas. Neste primeiro momento, em março, ele é voltado para professores e alunos da rede pública, onde o grupo realiza a oficina “Conta Cascudo” e a palestra “Cascudo e Memória”, finalizando com apresentações dos espetáculos infantis “Estação dos Contos” e “Um Sonho de Rabeca no Reino da Bicharada”.

Na segunda etapa, no mês de abril, o Grupo levará para as praças públicas das mesmas 05 cidades o espetáculo “Quintal de Luís” – inspirado na vida e obra do folclorista Câmara Cascudo.

Sobre o espetáculo “Quintal de Luís”:

Seis brincantes contam, a partir de uma profusão de imagens, afetos e lembranças, os últimos momentos de um velho Cascudo repousado em seu leito de morte, onde nosso protagonista se propõe a peregrinar ao redor de si. Neste delírio último, do tamanho de um palco em forma de arena, um juízo inquisidor e febril se instauram. Criaturas que povoaram toda uma existência, fictícias ou verdadeiras, se apresentam como depoentes nesse tribunal da própria memória.

Desde a sua estreia em 2014, o espetáculo de natureza vibrante e popular, concebido para espaços abertos como a rua, pátios e praças, com seu forte potencial visual e musical, irá pela primeira vez adentrar novos quintais no interior do estado, compartilhando com cada lugar um espetáculo cênico inspirado num dos maiores expoentes da cultura potiguar.

Calendário do projeto “Estação Cascudo – Sertão Criança”:

1ª ETAPA:

– Acari – 13 e 14 de março

– Santa Cruz – 14 e 15 de março

– São Paulo do Potengi – 15 e 16 de março

2ª ETAPA:

– Caraúbas – Quintal de Luís – dia 13 de abril

– Umarizal – Quintal de Luís – dia 15 de abril

– Acari – Quintal de Luís – dia 20 de abril

– Santa Cruz – Quintal de Luís – dia 22 de abril

– São Paulo do Potengi – Quintal de Luís – dia 28 de abril

Política de Patrocínio da Cosern

O apoio à cultura potiguar dado pela Cosern há quase 20 anos faz parte da Política de Patrocínios e Doações da Neoenergia, dentro do Programa de Sustentabilidade do Grupo para o desenvolvimento das comunidades onde ele atua, realizando parcerias e implementando programas que contribuam para o desenvolvimento social, por meio de ações de empoderamento e valorização da cultura e dos costumes locais.

Para Karine Severo, Gerente do Departamento de Comunicação Institucional e Sustentabilidade da Cosern, o compromisso da Distribuidora com a cultura potiguar é mais uma prova de que a atuação da empresa vai além do fornecimento de energia elétrica. “Nesses quase vinte anos ininterruptos de investimentos destinados aos mais diversos segmentos culturais do nosso estado, já levamos sorrisos, histórias, educação e transformamos muita energia em cultura. Estamos cumprindo com a nossa missão de iluminar a vida das pessoas, apoiando excelentes projetos, como o “Estação Cascudo-Sertão Criança”, finaliza.