Barcelona/RN: Saúde realiza “Dia D” da Campanha “Outubro Rosa”

Com objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero a Prefeitura Municipal de Barcelona, através das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, promoveram na última quarta-feira, 18, o dia “D” pela conscientização do câncer de mama e colo de útero, com palestra, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero.

O evento contou com a equipe responsavel pela elaboração do Plano Municipal de Saneamento Basico do municipio,sendo apresentado ao publico presente atraves de Paulo Mafra e lenarte, em seguida teve a participação do professor de Educação fisica mostrando a importancia dos exercicios fisicos,medição de gligose,preventivos  palestras e distribuição de brindes.

A Diretora do Hospital Célia Bezerra, também falou sobre as prevenções e que o exame em casa, feito pelo toque pela própria mulher, pode detectar o câncer em seu estágio inicial e que, quanto mais cedo houver o diagnóstico, maiores serão as chances de cura. Por último, a Secretária de Saúde, Suzana Mafra, falou sobre o tema, que ganha ainda mais relevância nesse período do adjetivado ‘Outubro Rosa’, e agradeceu a presença dos participantes nesse importante evento. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o câncer de mama é o que mais acomete as mulheres em todo o planeta, mas, se diagnosticado cedo, as chances de cura aumentam significativamente. 

O prefeito Neto Mafra, preocupado com a saúde da mulher fez questão de participar da palestra. “As mulheres precisam ser conscientizadas desde cedo da necessidade da prevenção. E momentos como esse além de conscientizar a população que a prevenção tanto do câncer de mama quanto de colo de útero é o melhor remédio também aproxima a comunidade do serviço de saúde” disse o prefeito.

Participaram do evento as seguintes secretaria: de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, vereador Leonardo, servidores e comunidade em geral.

Fonte: Portal Barcelona News