Celebrado anualmente em 16 de maio, o Dia do Gari tem o objetivo de homenagear e destacar a importância do trabalho realizado pelos profissionais responsáveis por manter ruas e praças livre do lixo gerado pela natureza ou pelo ser humano. Trata-se de uma profissão que geralmente não recebe o respeito e visibilidade que merece, pois é graças aos garis que os cidadãos podem habitar uma cidade mais limpa, bonita e saudável.

“A função que exercemos é de extrema importância para a sociedade. O trabalho do gari, feito debaixo de chuva, sol ou poeira, com suor e esforço, deixa a cidade agradável, eleva os índices de qualidade de vida e dá destino a um dos grandes desafios da atualidade: o lixo. Para realizar esse respeitável trabalho, os garis ficam constantemente expostos a riscos. Isso porque eles trabalham em contato direto com materiais contaminantes, além de resto de alimentos em decomposição, copinhos descartáveis, garrafas plásticas, cascas de frutas e pequenos animais mortos, varrição e recolhimento de lixo das vias públicas, capina de vias públicas, lixo hospitalar, pintura de meio fio, coleta de poda de arvores, coleta de entulho e diversos outros tipos de lixo que podem prejudicar sua saúde ou integridade física. Destacou o Gari Francisco das Chagas (Chaguinha Net).

“Parabéns aos profissionais que com sol ou chuva, cuidam para que nossa cidade fique ainda mais bonita e limpa! Feliz Dia do Gari!”

OBS: No município de Barcelona ainda não existe a Lei Municipal que institui o Dia do Gari, celebrado no dia 16 de maio.